Curta o BPMVision no Facebook! E saiba tudo sobre BPM!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Acompanhe o BPMVision!


    Cadastre seus dados para receber: A agenda semanal, promoções exclusivas e as notificações das novas publicações!

    Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe tudo sobre BPM!




    terça-feira, 29 de maio de 2012

    Introdução às 9 áreas de conhecimento do BPM sob a ótica do BPM CBOK (parte 1)


    Dando continuidade ao artigo "O que é o BPM CBOK?", iniciaremos aqui o nosso estudo sobre as 9 áreas de conhecimento que o BPM CBOK cobre. Se você ainda não sabe o que é o BPM CBOK, é muito importante que você dê uma olhada no artigo O que é o BPM CBOK? para entender melhor sobre o que estamos falando aqui! Siga o link e depois volte para cá!

    Como esta é apenas uma introdução básica sobre cada área, a medida que os artigos aprofundados forem sendo publicados eu irei colocar seus respectivos links neste artigo.

    Segundo o BPM CBOK, um projeto de BPM é dividido em 9 áreas:

    9 áreas de conhecimento do BPM CBOK - ABPMP



    • Gerenciamento de Processos: Esta área de conhecimento apresenta alguns conceitos que fundamentam um projeto BPM. Tratará de questões para equalizar o conhecimento e os termos do projeto. Aqui são definidas questões como: O que é BPM? O que é negócio? O que é processo? Quantos e quais são os tipos de processos existentes?.

      Com esta área de conhecimento é criada uma interface de comunicação entre os projetos, onde a maioria(100% seria um sonho) pode começar a falar a mesma língua no que tange um projeto BPM. Aqui também é deixado claro a seriedade que um projeto deve ser levado para que seja efetivo além de mostrar que BPM não é um sistema informatizado e sim uma disciplina.
    • Modelagem de Processos: Se você ainda pensa que modelagem de processos é apenas ficar desenhando os processos com caixinhas, está um tanto equivocado! Apesar dessa visão ainda ser um tanto comum, a área de modelagem de processos apresenta conhecimentos para realizar levantamentos de fluxos de processos, estratégias de modelagem de processos, definição de indicadores de desempenho e regras de negócio do processo.

      A descoberta e modelagem do processo deve ser realizada a deixar transparente a situação atual do processo pois a partir desta modelagem é que o processo poderá ser analisado e melhorado. Esta área de conhecimento apresenta que existem alguns conceitos muito importantes na hora em que está sendo realizada a modelagem do processo.
    • Análise de Processos: Então quer dizer que modelamos o processo, mas e aí? De que serve um mapa de processos se não trouxer resultados ao processo? Com a modelagem do processo realizada está na hora de partirmos para a fase de análise do processo! É o momento de encontrarmos gargalos, falhas, exceções não previstas, informações ambíguas, momentos onde o processo trava por falta de informação e várias outras questões. Será que o processo está realmente atendendo o negócio?

      Na área de conhecimento Análise de Processos são apresentadas técnicas e atividades para realizar uma análise sobre o processo atual, afim de expor suas deficiências e suas vantagens na sua execução. As conclusões geradas por esta etapa é que nortearão as próximas atividades para se pensar no processo como ele deve ser no futuro.
    • Desenho de Processos:  Depois que possuímos uma visão clara do que está acontecendo no processo atual, quais os gargalos encontrados, quais os pontos falhos e se ele está atendendo os objetivos que a empresa persegue poderemos agora começar a pensar sobre como seria o processo ideal dada as condições atuais do escopo do projeto. Aqui serão levantadas as melhorias para o processo, o que o deixaria mais lucrativo, mais rápido ou mais gerenciável por exemplo.

      Esta é uma das áreas de conhecimento que geralmente os envolvidos mais gostam e se identificam pois é o momento de colocar as idéias para fluir! Propor as melhorias, encontrar soluções mais eficientes e transformar o processo em um processo ideal. É uma parte desafiadora onde os problemas estão expostos e necessitam de uma solução que se adeque também aos objetivos principais do negócio.
    Continua no próximo artigo!


    2 comentários:

    1. Olá Bruno, como vai?

      Eu andei lendo todo o conteudo do seu blog, inclusive sua formação profissional, e quero que saiba que tenho uma história bem parecida com a sua. Também atuo como Analista de Processos, e sou um consultor funcional para projetos BPM aqui na Oracle.

      Quero te parabenizar pela iniciativa de criar algo bem estruturado, embasado e acima de tudo com uma linguagem bem simples e eficiente.

      Acredito que o mercado precise desse tipo de abordagem para poder amadurecer esse conceito BPM, que hoje já é uma realidade em outros paises.

      Fica aqui os meus mais sinceros votos que você tenha sucesso nessa sua carreira, e que o seu blog motive muito a adoção da disciplina BPM no nosso mercado.

      Conte comigo para o que precisar nessa jornada.

      Abçs

      Alexandre Bezerril.

      ResponderExcluir
    2. Olá Alexandre, tudo ótimo!

      Agradeço pelo seu comentário, pelas visitas e por todo apoio também!

      Obrigado por cada observação que você fez, o feedback é muito importante para que eu possa sempre melhorar ou atentar a algum aspecto.

      Fico muito feliz em perceber que o blog foi bem recebido, pois tenho buscado fazê-lo com excelência em todos os detalhes.

      Obrigado também pelo apoio em curtir a fan page do facebook! ;)

      É muito bom tê-lo por aqui! Um grande abraço!
      Bruno Barrios
      BPMVision

      ResponderExcluir

    Vamos disseminar as informações! Escreva seus comentários aqui e curta este artigo!