Curta o BPMVision no Facebook! E saiba tudo sobre BPM!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Acompanhe o BPMVision!


    Cadastre seus dados para receber: A agenda semanal, promoções exclusivas e as notificações das novas publicações!

    Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe tudo sobre BPM!




    quarta-feira, 23 de maio de 2012

    O que é BPMN?

    Sendo BPM o Gerenciamento de Processos de Negócio, como vimos no artigo O que é BPM? o que vem a ser o tal do BPMN? Onde se encaixa nisto tudo? Tem a ver com BPM? Quais seus objetivos?

    BPMN é a sigla correspondente a Business Process Model and Notation que traduzindo para o português é Notação de Modelagem de Processos de Negócio, ou seja, BPMN é uma notação adotada para representar graficamente os processos de negócio de qualquer empresa. É uma forma padronizada de modelar os processos e promover o entendimento geral sobre o mesmo.


    BPMN são aquelas famosas caixinhas bonitinhas que vemos por aí, muito parecidas com os antigos fluxosgramas. São usadas para representar os fluxos internos dos processos indicando todas as suas tarefas, pontos de decisão e eventos que podem ocorrem no início, durante e ao final do processo. Representam quais os atores que realizam cada tarefa e demonstram de uma forma simples e organizada os marcos que existem durante a execução do processo.

    Através de elementos simples e de fácil comunicação, o BPMN surgiu também para facilitar toda a conversa entre Analista de Negócios e a equipe de Tecnologia da Informação. Fez se necessária a criação de uma padronização para que TI e negócios fossem aproximadas e trabalhassem de uma forma mais produtiva e transparente.

    O BPMN tem tudo a ver com BPM, pois fala de modelagem de processos. Entre algumas das fases do ciclo do BPM existem a fase de descoberta, análise e modelagem de processos e é nestes 3 pontos que o BPMN demonstra a sua força para elucidar o processo de ponta a ponta. Com os processos descritos de uma forma clara e desambigua é possível entender a situação real do que está sendo realizado e ai sim partir para a análise e proposição de melhorias nos processos.

    Exemplo de BPMN:



    Com a nova especificação lançada do BPMN 2.0 pela OMG - Object Management Group, hoje praticamente é possível se representar de uma forma clara e transparente 99,9% dos processos existentes. Dificilmente iremos nos deparar com alguma situação que não possa ser representada através das notações do BPMN.

    O BPMN agrega valor à empresa fazendo ponte entre negócios e TI, buscando apresentar a modelagem dos processos para entendimento geral da organização.





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Vamos disseminar as informações! Escreva seus comentários aqui e curta este artigo!