Curta o BPMVision no Facebook! E saiba tudo sobre BPM!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Acompanhe o BPMVision!


    Cadastre seus dados para receber: A agenda semanal, promoções exclusivas e as notificações das novas publicações!

    Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe tudo sobre BPM!




    quinta-feira, 24 de maio de 2012

    O que é o BPM CBOK?


    Quem aí não gostaria de estar alinhado com os melhores conhecimentos e práticas realizadas nos projetos de BPM no mundo inteiro? Já pensou se você pudesse ter a visão de como as grandes corporações que apresentam os seus grandes casos de sucesso conseguiram chegar lá? Prazer, este é o BPM CBOK.

    BPM CBOK é a sigla Business Process Management Commom Body of Knowledge que traduzido para o português é Corpo Comum de Conhecimentos em Gerenciamento de Processos de Negócio. O BPM CBOK é um documento mantido pela associação internacional ABPMP - Association of Business Process Management Professionals e contém uma visão sobre todas as fases para a realização de um projeto de BPM ideal.

    Mas muitos ainda se perguntam: Para que o BPM CBOK serve? Qual o tipo de conteúdo que encontrarei nele? E qual tipo de conteúdo que não encontrarei nele?

    O BPM CBOK apresenta cada fase do projeto e destrincha com detalhes cada uma delas. Apresenta quais são os perfis profissionais necessários para envolvimento em cada fase e geralmente o que acontece em cada período dentro do projeto. E leva ao leitor uma visão geral sobre os conhecimentos reunidos que várias empresas e pessoas foram adquirindo ao longo dos anos.

    BPM CBOK não apresenta nenhum conteúdo sobre BPMN, ele apenas referência como sendo uma forma/notação para a modelagem dos processos. Quem gostaria de apenas de aprender mais sobre BPMN não procure o BPM CBOK. Confira a lista de livros do nosso blog pois lá existem referências muito boas para o aprendizado de BPMN.

    Mesmo indo contra a opinião de algumas pessoas eu digo: 
    "O BPM CBOK não é uma Bíblia, não é algo estático, não é algo que deva ser seguido sem discussões e sem aberturas para mudanças. Mas é um documento que dará sim uma visão muito boa e ampla sobre o gerenciamento de processos de negócio e firmará o conhecimento do leitor nas melhores práticas e formas de encarar cada fase do projeto." 

    A melhor coisa que se pode fazer, é ler e entender o BPM CBOK e buscar adaptar o conhecimento dele de acordo com a sua realidade. Se você trabalha num escopo menor, o BPM CBOK as vezes será muito mais do que você necessita, mas com ele você pode aprender o suficiente para levar o seu projeto com excelência. 

    E onde eu faço download do BPM CBOK?
    Para obter acesso ao BPM CBOK é necessário associar-se à ABPMP no nível Professional. Existe também um custo anual para os associados, mas que na minha opinião, não é caro e vale a pena. Para entender mais como funciona este processo no Brasil, visitem: http://www.abpmp-br.org  . Isto fica a critério de vocês.

    Apenas a título de introdução, as nove áreas de conhecimento do BPM CBOK são apresentadas na figura abaixo:

    Retirado do site abpmp-br.org

    Nos próximos posts estarei apresentando e aprofundando os conhecimentos sobre as nove áreas de conhecimento do BPM CBOK.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Vamos disseminar as informações! Escreva seus comentários aqui e curta este artigo!